Bem-Vindo!

O Dama da Noite como todos sabem fechou as portas no lindo casarão da Gomes Freire no ultimo dia do ano de 2005 mas o nome já é referencia cultural e de boa musica. Por isso estaremos ocasionalmente recomendando eventos e shows que merecerem o nosso apoio. Vejam fotos
http://picasaweb.google.com/marcia.dantonio/DamaDaNoite#

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Lapa é um lugar perigoso?










Fiquei, como todos, muito triste com mais essa morte estúpida de um jovem na nossa cidade. E presto essa homenagem a ele que estava comemorando na Lapa, a vida! http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/01/20/

Fico sempre muito abalada e penso logo no sofrimento imensurável da mãe, saio ligando para os meus filhos para saber onde estão se está tudo bem e durante os próximos dias os perturbo um pouco mais do que o normal. O meu mais novo esteve nesse bar, aonde aconteceu o tiro, algumas horas antes. Um aluno dele toca na roda de samba que rola por lá. Essa esquina é passagem dele diariamente. Na verdade isso não me deixa mais ou menos apreensiva, pois balas perdidas, assaltos, tiroteios acontecem infelizmente em todos os lugares da cidade. Nenhuma rua, nenhum bairro está livre.

Porque estou comentando isso aqui no blog, se prometi a mim mesma que não falaria de coisas tristes aqui, mas não consegui dessa vez, me perdoem. Porque foi na Lapa, na minha querida Lapa e porque tenho filhos e sofro por essa mãe.

E claro que tem uma repercussão diferente. E então já se fala que é um local perigoso. As pessoas já me falam “vc não diz que lá não é perigoso?"

Mas qual o local no Rio que não é perigoso? Claro que uns mais que outros, mas uma coisa que aconteceu com esse rapaz pode acontecer em qualquer lugar, infelizmente, o que absolutamente não faz com seja menos grave, menos triste, menos estúpido e absurdo. Que fique claro que não me acostumei com essas mortes, com essa violência, ao contrário, cada dia fico mais triste, mais chocada e revoltada com tudo isso. Os pensamentos abaixo não diminuem esses sentimentos.

Fiquei pensando que pela quantidade de pessoas que se concentram nas noites da Lapa, principalmente pela diversidade, acho que comparando com outros bairros, que são poucas as ocorrências. Não tenho esses números reais, digo pelo que ficamos sabendo pela imprensa. Afinal é o único lugar no Rio que temos um movimento desses. Na Zona Sul vc já quase não vê gente na rua à noite, de madrugada então é cada dia mais raro. Então todos se concentram na Lapa.

Se pensarmos que temos esse número de pessoas em um mesmo espaço e que entre essas pessoas temos, principalmente nas ruas todo o tipo de gente. Porque se vc vier andando em uma sexta feira da Sala Cecília Meirelles até o Carioca da Gema, vc vai ver gringos, milhões de ambulantes, músicos, jovens de todos os níveis sociais, traficantes (porque aonde tem consumidores, eles estão; e consumidores estão em todo lugar, que bom se não existissem), bandidos, mendigos, artistas plásticos, enfim de tudo. E até agora pouquíssimo policiamento. Eu pessoalmente não ando por lá e não recomendo nunca essa programação de ficar naquele tumulto, tenho medo mesmo, principalmente nas noites de sextas. O que é uma pena, pois o espaço era para ser lindo livre e democrático. È outra opção, para os jovens principalmente que não tem como pagar para entrar em uma das casas de show, ou mesmo para quem prefere ficar rodando por ali.



Quando digo que não é perigoso, falo de vc chegar de taxi, entrar em uma casa e rodar apenas pela parte mais tranqüila, Mem de Sá nos arredores do Carioca, Estrela da Lapa, Odisséia... por ali, eu até me arrisco a andar a Lavradio até o Rio Scenárium, mas já dá uma insegurança tem uns lugares que são muito escuros. Às vezes faço a caminhada do CCC(Tiradentes) até a Lavradio e depois para a Mem de Sá, parando nos lugares que eu gosto, falando com um e com outro, às vezes um chope aqui, outro lá... Mas tem umas partes

vazias e escuras que dá medo.

Mas sempre ando por ali, (nunca sozinha, é claro) e nunca me aconteceu nada. Mas não recomendo, por enquanto.

Com o clima de violência que vivemos era para ter muito mais ocorrências de tiros e mortes. Talvez porque a maioria das pessoas que estão por lá querem se divertir, o clima é de festa, de

música e de alegria. Precisamos, na minha opinião, muito pouco, em comparação ao que rola de emprego, arrecadação de impostos entre outras coisas, para melhorar o que já está pronto. A Lapa já é um acontecimento, já é a cidade da música, de todos os tipos de musica e de arte. Os empresários, músicos e produtores musicais fizeram isso, agora cabe ao poder publico dar solução aos problemas que vieram com o estrondoso sucesso conseguido por eles. Colocando luz, policiamento, organizar os ambulantes para que as pessoas possam aproveitar o que já está pronto em paz. E não permitir que mais

NENHUMA VIDA SEJA PERDIDA nem na Lapa e nem em nenhum outro lugar.

Importante lembrar que tudo que deve ser feito por lá, deve ser junto com os empresários, ouvindo a opinião deles, pois afinal foram eles os criadores e precisam ser ouvidos, senão ao invés de ajudar, o poder público atrapalha, como na maioria das vezes. Esse tal "choque de ordem" tem que vir com o objetivo de contribuir com o que já existe e não apenas com o intuito de ganharem mais dinheiro ou de se

sobressaírem nas suas carreiras políticas. Sei que isso é utopia, mas sonhar não custa nada. E eu espero que as pessoas envolvidas não deixem que o poder público entre para bagunçar com tudo, transformando a Lapa em um lugar sem identidade.

Espero em breve poder escrever aqui dando os parabéns ao “choque de ordem”. Caso queiram saber mais sobre decreto Lapa Legal podem ler no Jornal Capital Cultural, se encontra em todas as casas e estabelecimentos da Lapa, e é grátis. Ali vc encontra tb programação de todas as casas e tb ótimas entrevistas e artigos.


Espero não voltar mais com assuntos tristes.



Vejam abaixo a carta divulgada pelo irmão de Victor:


"Prezados,

Sou irmão do Victor Emanuel Muanis Fernandes de Castro, o estudante de Engenharia da UFRJ vítima de bala perdida na madrugada de quinta para sexta (21 para 22) na Lapa. Vitinho era uma pessoa muito boa e não me conformo que mais um crime fique impune nesta cidade. Ainda mais este que não me parece tão difícil de encontrar o autor do disparo.

Gostaria de ir até o fim com o processo que foi instaurado pela polícia, pois pelo que tudo indica o tiro partiu de um prédio próximo ao bar onde acontecia o samba onde meu irmão estava. O laudo da perícia parece indicar que a bala era de baixo calibre e o tiro foi dado de cima para baixo à curta distância. Não é possível que a nossa polícia seja incapaz de vasculhar um prédio e descobrir quais são os moradores alterados que realizariam tal ato de violência. Se a polícia investigar para valer ela acha.

Acontece que no nosso país se o cidadão não fica pressionando todo dia pelos seus direitos nada acontece. Meu irmão mais velho deu entrevista a imprensa dizendo que não acredita na justiça deste país. Mas eu, que possuo Mestrado em Administração Pública pela FGV, acredito que se queremos mudar este país precisamos de instituições fortes e ir atrás de nossos direitos. É por isso que escrevo ao Ministério Público.

Queria o apoio de vocês nesta luta.

Não sei o que pode ser feito, se podem colocar um promotor para acompanhar o caso ou algo do tipo. Mas o fato é que meu irmão foi baleado na quinta de madrugada e a polícia só resolveu investigar de verdade de onde veio o tiro quando ele faleceu na terça e a imprensa noticiou o fato. Que país é este em que os crimes só são investigados para dar satisfação a mídia? Isso é um absurdo. E agora que a notícia já sumiu dos jornais eu tenho medo de que a polícia na sua morosidade enterre as investigações se não ficarmos em cima. Eu vou a luta pelos meu direitos que são na verdade de interesse de todos os cidadãos de bem, para evitar que este louco insano que atira na direção de um bar lotado de jovens não faça isso de novo.

Conto com vocês nesta luta.

Abraços,

Rodolfo Muanis"



3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também acho que não podemos banalizar nenhuma morte, é preciso não perder a capacidade de se revoltar e discutir o que não aceitamos como parte da nossa cidade. Com certeza o caso tem que ser apurado para que a arbitrariedade não passe à ordem do dia.
Apesar de não ser seu objetivo falar do que nos machuca coletivamente, aqui no blog, faz parte do que é a lapa e do que é o Rio. Então não vejo problemas em divulgar isso também, acho que fez bem.
Um abraço...

Marco Araújo disse...

Olá, na boa todos nós sabemos o que acontece na Lapa...Drogas, turismo sexual, crianças nas ruas até as 4 da manhã, mendigos na rua,esquinas fétidas e prédios podres habitados por gente faminta e abandona à própria sorte. Não é de se ficar espantado com acontecimento fatal que houve lá!

Anônimo disse...

Oi pessoal gostaria de falar que ontem como de habitual fui até a Lapa um bairro do Rio onde mora a boemia, e isso não é de hoje acontece há muito tempo, desde da época do Noel Rosa ( um compositor de samba que viveu lá pelos idos de 1900) e olha que faz tempo, no entanto as coisas por lá já eram parecidas. Bom, a Lapa é um bairro onde os jovens cariocas partem para diversão e buscam o que há de tradicional na cidade, lá podemos encontrar todos os tipos de musicas, Samba. Jazz, Blues,Bossa Nova, Chorinho entre outros. Também há turistas de toda parte do Brasil e do mundo, porém nem tudo são flores há a parte podre, crianças que ficam trabalhando lá vendendo coisas, mendicância (gente que dorme ao relento) prédios que deveriam ser tombados pelo patrimônio histórico e estão lá parecendo um esqueleto e horrendo de velho, e pior com pessoas habitando e isso acontece no centro da cidade do Rio de Janeiro. Porém para quem busca diversão sem limites lá é o melhor lugar do mundo... O consumo de bebidas alcoólicas não se restringe aos adultos e você pode observar crianças usando além delas outras drogas que não são permitidas pelo
Estado Brasileiro (pelo seu Ordenamento Jurídico) e isso acontece em frente de alguns agentes de segurança pública (chamados policiais) que parecem não ver. Ah , ia esquecendo do mal cheiro que habita a Lapa, por falta de mictórios as pessoas têm que fazer sua nesse cidades biológicas nas ruas isso as torna mal cheirosas e há também tipo de turismo sexual, você pode perceber se andar através da Rua Mende Sá que há pontos de travestis ou shemale's(homens vestidos de mulher,as vezes fica até difícil perceber a diferença) , parece um lugar onde as leis não tocam. Bom, senhores e senhoras esta é a Lapa sem os contos de fadas das agencias de turismo, quando estiver por la seja cauteloso cuidado. Por hora isso é tudo